Home > Câncer > Qual a diferença entre a radioterapia e quimioterapia?

         

Qual a diferença entre a radioterapia e quimioterapia?

O tratamento para o câncer pode ser extremamente dolorido. O câncer é uma doença que ataca o corpo humano sem nenhum motivo aparente. Os tratamentos para o câncer são divididos: podem ser a radioterapia ou a quimioterapia. Cada tratamento é usado de acordo com características do câncer e do organismo. Para isso, é preciso que os médicos saibam bem como está o tumor. A seguir, veja as diferenças entre uma radioterapia e uma quimioterapia.

A quimioterapia é o emprego de drogas para combater o câncer, os chamados quimioterapias, que atuam combatendo as células doentes, destruindo seus rastros e controlando seu desenvolvimento no organismo. Elas podem ser ministradas isoladamente ou através de uma combinação, sendo que a combinação tem resultados mais efetivos, pois cada aplicação tem um efeito maior. Além disso, várias drogas diminuem o risco de resistência a drogas e conseguem atingir células em diferentes fases de crescimento. A quimioterapia não é um tratamento isolado, podendo ser feito com a cirurgia e com a radioterapia, dependendo de fatores como tipo de tumor, localização e estágio da doença. Ela pode ser usada na prevenção da metástase, na recuperação do tumor para a cirurgia ou para melhorar a qualidade da sobrevida do paciente, o que é importante já que aumentam as chances de cura.

A radioterapia é usada para tratar um câncer local que ainda não teve metástase, ou seja, não está em fase avançada nem se espalhou por outras partes do corpo. Ela é dada através de radiações no tumor, que danifica o DNA das células e impede as células cancerosas de se reproduzirem mais. O bom da radioterapia é que o dano celular do DNA é herdado pelas outras células, portanto, elas morrem ou se reproduzem muito mais lentamente. Uma das principais limitações da radioterapia é que as células de tumores sólidos ficam deficientes em oxigênio, já que oxigênio torna os danos ao DNA permanentes.





Comentários (1)

  1. rose disse:

    a minha mãe fez aplicações de radioterapia no dorso da mão apos 2anos apresentou um tumor na medula benigno,fiquei na duvida ela teria um cancer?

Faça um comentário