Home > Câncer de Colo do Útero > Câncer de colo de útero

         

Câncer de colo de útero

O HPV é tão comum que a maioria das pessoas que já tiveram relações sexuais, tanto homens como mulheres, têm ou terão o vírus em algum momento da vida. Já que o HPV pode permanecer sem se manifestar, é possível propagar o vírus facilmente entre os parceiros sexuais. A infecção ocorre também com o contato genital-oral.

 

Os preservativos reduzem significativamente o rico de contaminação pelo HPV, mas o preservativo não protege totalmente a contaminação do vírus. O HPV está ligado às ocorrências de câncer de vulva, vagina, pênis, câncer de canal anal e câncer de boca tanto em homens quanto em mulheres.

 

Quando um dos tipos de vírus permanece no organismo pode provocar alterações nas células normais do colo do útero. Com o tempo as células anormais podem dar lugar a células cancerosas. Uma vez que o câncer aparece ele tende a se espalhar pelo resto do útero e pelas regiões próximas ao útero. Demora cerca de 15 a 20 anos normalmente até que o HPV se transforme em câncer. Por isto é que existem tantas chances de diagnostico e tratamento precoce.

 

O câncer do colo do útero tem 5 estágios. O estagio 0 ocorre quando as células cancerígenas são encontradas na superfície do colo do útero. O estagio 1 ocorre quando o câncer não se espalhou para além do colo do útero. O estagio 2 se da a partir do momento em que o câncer se espalhou para parte superior a vagina. O estagio 3 se inicia quando o câncer desce para a parte inferior da vagina e acomete regiões vizinhas. O estagio 4 é quando o câncer já se espalhou para a bexiga ou para o reto, ou então para outras partes do corpo.

 

 

Estimativa: 17.540 (2012)
Número de mortes: 4.986 (2010)





Comentários (7)

  1. rosana de souza disse:

    gostaria de compartilha essas fotos de cancer de utero no meu facebook pois perdi uma amiga com essa doenca

  2. morena disse:

    oi eu gostaria de saber se uma pequena ferida pode se trasformar em um cancer

  3. vanessa simonin alvarez disse:

    eu gostaria de saber ser cancer 4a tem cura por favor me responda minha tem essa doença

  4. marcela disse:

    tem cura sim cancer nivel 4

Faça um comentário